quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sete maneiras de deixar a rede sem fio tinindo...

Se a sua rede sem fio for um saco de configurar ou de usar, não tema: o Windows Vista conserta a conexão, mantém você são e salvo e muito mais.

1 Primeira conexão

Se você acaba de estrear no mundo maravilhoso da tecnologia sem fio e está tendo problemas para fazer com que seu roteador wireless converse com seu PC, não se desespere: abra o Centro de Rede e Compartilhamento do Windows Vista e clique em Configurar uma conexão ou rede. Escolha Configurar um roteador wireless ou ponto de acesso e o assistente o guiará pelas etapas necessárias.

2 Você está seguro?

Sua rede sem fio tem bem mais alcance do que você pensa – ela atravessa a rua sozinha e entra na casa do vizinho sem bater. Mantenha os computadores indesejados longe de sua conexão à Internet e de seus dados pessoais criptografando sua conexão de rede com uma senha em seu roteador. Escolha WPA-PSK (Chave Pessoal Pública) e aproveite para mudar a senha usada para acessar seu roteador.

3 Acrescente mais computadores à sua rede

O Windows Vista facilita extraordinariamente a tarefa de acrescentar seu novo PC a uma rede já existente – se você não for imediatamente instado a conectar-se, clique no botão Iniciar e selecione Conectar, depois escolha a rede, digite a senha criptografada se necessário e, num piscar de olhos, já poderá compartilhar arquivos e jogar online.

4 Restrinja o acesso a seu PC na rede

Quando você se conecta pela primeira vez a uma nova rede sem fio, o Windows Vista pergunta se se trata de uma rede doméstica, pública ou empresarial. Se estiver em um ponto de acesso sem fio ou um local público, selecione Público e o Windows Vista tornará seu PC invisível a outros computadores, reduzindo a possibilidade de roubo de dados ou ataque de programas maliciosos.

5 Reforce sua segurança doméstica saindo a público

Se você for o único usuário de sua rede sem fio e não precisar compartilhar arquivos ou impressoras com mais ninguém, proteja-se ainda mais de possíveis intrujões transformando-a em uma conexão pública – abra o Centro de Rede e Compartilhamento e clique em Personalizar para fazer isso.

6 Acelere sua conexão

Conforme você se afasta de seu roteador, a velocidade de sua conexão de rede cai consideravelmente. Tente manter seu PC principal tão perto do roteador quanto possível e coloque-o em um local central para que ele alcance todos os cantos de sua casa. Se as paredes e pisos ficarem no caminho do sinal, invista em um repetidor wireless para transportar o sinal para mais longe e mais rápido.

7 Interferência sem fio

Os dispositivos wireless trabalham em uma faixa de freqüência muito estreita, de modo que equipamentos como telefones sem fio podem interferir com sua conexão. É possível mudar o canal em que seu roteador opera através de seu utilitário de configuração – experimente diferentes ajustes para ver qual o canal (1-11) que produz menos interferência.


Dica:
CHAVE PESSOAL PÚBLICA
Evite acessos indesejados a sua conexão protegendo seu roteador com uma senha.


Nenhum comentário: