quinta-feira, 8 de novembro de 2007

DirectX 10: o que melhora no Windows Vista

A nova biblioteca gráfica do Windows Vista é, simplesmente, a melhor coisa que aconteceu para os gamemaníacos nos últimos anos. Os jogos são, agora, mais realistas e as imagens apresentam muito mais detalhes. Descubra aqui como a mágica é feita.

Não há dúvia: gráficos impressionantes, sozinhos, não fazem um bom jogo eletrônico. Afinal, dois dos jogos mais famosos e queridos da face da terra - Tetris e Pong - são simples divertimentos em 2D. Ninguém contesta, entretanto, o fato de que à medida que o poder computacional dos micros domésticos avança, os jogos estão ficando cada vez mais parecidos com a vida real e muito mais cinematográficos, fazendo com que o cérebro do jogador precise ir além da decifragem do quebra-cabeças ou da rapidez de seus reflexos.

A próxima galáxia

Os engenheiros de jogos são fissurados na liberdade criativa que o hardware avançado dos modernos PCs oferecem. Como conseqüência, os jogadores são agraciados com uma imersão total em mundos virtuais que parecem autênticos. Com o Windows Vista, a Microsoft oferece a mais avançada tecnologia para criar jogos que são tão vivazes e detalhados como a vida real. O resposnável por isso é o DirectX 10, o "motor gráfico" para jogos no Windows. A novíssima versão 10 do DirectX está disponível apenas para o Windows Vista.

Mundos inimagináveis

Um PC com Windows Vista PC e uma placa de vídeo dompatível com DirectX 10 forma uma plataforma de jogatina bastante poderosa. Não só todos os efeitos gráficos dos jogos podem ser mostrados comprecisão, mas o DirectX permite usar todos os recursos de hardware de placa de vídeo – o tempo todo.

Placas de vídeo mais antigas possuem circuitos eletrônicos dedicados para alguns tipos de efeitos visuais. Quando esses efeitos não são necessários, partes do processador de vídeo presente na placa ficam ociosas. Se um hardware for compatível com DirectX 10, todos os circuitos podem ser usados simultaneamente o tempo todo, acarretando em maior desempenho.

Os resultados? Imagine uma massa de água que se comporta exatamente como os rios e mares da vida real. Os oceanos virtuais, que outrora eram apenas uma série de padrões repetitivos nada convincentes, agora podem ser compostos de massas de ondas e espuma que se revolvem de forma natural. Nos jogos antigos, todas as cadeiras em uma sala seriam idênticas. Com o DirectX 10, cada uma delas pode ser diferente, com suas pŕoprias manchas e defeitos - igualzinho à vida real.

Embora não seja obrigatório haver gráficos estonteantes para se fazer um bom jogo (os já citados Tetris e Pong, por exemplo, são ótimos – e, aliás, estão disponíveis como gadgets na barra lateral, acredite) tais gráficos nos trazem para mais perto do dia em que não conseguiremos dintinguir o nubdi real e o criado pelo DirectX. Compare as capturas de tela a seguir para ver a diferença.

Imagem de selva criada com DirectX 9

Imagem de selva criada com DirectX 9.

A mesma selva com DirectX 10

A mesma selva, renderizada com DirectX 10.

Diferente né!!! hehehe... Então é isso... Pra conseguir uma imagem igual, basta Comprar uma placa compativel com Dx10 e instalar o Windows Vista!

Mãos a obra!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

Vous avez de bons points il, c'est pourquoi j'aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre blog.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
rachat credit meilleur taux et simulateur Rachat de credit

Anônimo disse...

I just added your blog site to my blogroll, I pray you would think of returning the favor.

Before I go, permit me thank you for your patience with my English as (I am convinced you have become aware this at this moment ,), English is not my first language accordingly I am using Google Translate to figure out what to enter what I truly want to write down .