quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Windows Live Hotmail: pois email é tudo

Em Maio a Microsoft anunciou o lançamento da versão final do sucessor do MSN Hotmail. Mais rápido, seguro e fácil de usar o novo serviço promete ser um incômodo na vida dos concorrentes com seus 280 milhões de contas ativas e 22 milhões só no Brasil.

Fundado em 1995 e lançado em 1996 como "HoTMaiL" (observe que as letras maiúsculas soletram HTML), o serviço surgiu da idéia de que todos os usuários de email utilizassem sua conta de qualquer lugar do mundo usando o poder de um navegador. No final de 1997, o Hotmail superou a marca dos 8 milhões de usuários e então a Microsoft entrou na história comprando-o e vinculando-o ao MSN e ao Microsoft Passport (o atual Windows Live ID). Essa união fez com que o serviço pulasse para mais de 200 milhões de usuários inscritos e falasse mais de 17 línguas.

Hoje, depois de um ano em testes beta e dez anos após a primeira versão, a Microsoft encara a concorrência e lança a versão final que traz como novidades a integração com o ambiente Live e serviços agregados como Windows Live Custom Domains e o Windows Live @edu.

As mudanças no ambiente podem ser conferidas a partir dos endereços: www.hotmail.com.br ou http://mail.live.com que tem a interface do sistema Live™.

O novo sistema foi desenvolvido do zero a partir da opinião dos mais de 20 milhões de usuários e agora tem 2 GB de espaço de armazenamento. Inicialmente chamado pelo codinome Kahuna o novo Hotmail conta muitas novidades, entre elas acesso via celular pelo site mobile.live.com e uma barra de segurança que indica fraudes via email.


1 – Tudo em casa O novo Windows Live Hotmail é semelhante ao Outlook, com recursos de corretor ortográfico e funcionalidade de arrastar e soltar. Esteticamente ele pode ficar ainda mais semelhante, desde que possua uma conexão banda larga. Clique em Opções e escolha a opção "Experimente a versão completa" (também é gratuita).

2 – Proteção anti-spam Com o botão “Lixo eletrônico”, os usuários apagam e notificam os emails indesejados, melhorando cada vez mais os filtros.

3 – Sua caderneta virtual No Gerenciamento de Contatos, você pode utilizar o software de importação de contatos para trazer todas as pessoas que já estão no seu Outlook. Também é possível utilizar as informações de outros provedores de email, como Yahoo Mail e arquivos CSV.

Nas opções de contato, está a sua disposição de um detalhamento completo das informações de seus amigos e ainda é possível solicitar atualização a partir do LiveID, ou seja, toda a integração do Windows Live Contacts está a disposição para classificação dos seus amigos e conhecidos.

4 – Não perca seus compromissos Com a Agenda você pode gerenciar corretamente o seu dia-a-dia. Na inclusão de eventos, ferramentas semelhantes aos do Outlook: convidar participantes, opção de alerta, definição de categoria e outras informações.

5 – Menus como os do Windows Outra novidade é o uso do botão direito e também o arrastar e soltar as mensagens dentro da tela do navegador. Tudo fácil e rápido. O único "porém" fica para o peso das páginas: se você tem uma conexão lenta, terá problemas, mas ainda assim a versão clássica não deixa nada a desejar.

6 – Veja antes de abrir A tela de visualização rápida de mensagens faz com que você não tenha surpresas na utilização do seu email. É uma das novidades que faz com que o Windows Live Hotmail lembre ainda mais o uso do Outlook.

Mais três motivos para você mudar já!


1 – "Perigo! Perigo!" Quando você recebe um email, este pode ser exibido em até três cores: verde, amarelo ou vermelho. Verde são pessoas que você conhece, amarelo são desconhecidos e potenciais fraudes, e vermelho fraudes conhecidas. Quando você seleciona um contato que está em amarelo, o Windows Live Hotmail pergunta se você conhece o remetente e deseja adicioná-lo como contato confiável.


2 – Edite suas imagens Ao anexar uma imagem, agora o Windows Live Hotmail instala um ActiveX para manuseio e envio das fotos. Antes de anexá-las você pode trabalhá-la um pouquinho (rotacionar, modificar brilho e contrate, etc.). Você também pode enviar várias fotos de uma só vez.


3 – Muito mais integrado O Windows Live Hotmail agora possui maior integração. Além dos serviços Live, como o Messenger que cede toda lista de amigos do usuário para fazer parte de seu catálogo, uma busca permite navegar entre as mensagens recebidas e os resultados da ferramenta de busca da Windows Live Search.

Com o Outlook Connector, uma ferramenta gratuita que sincroniza a conta do Live Hotmail, é possível acessar automaticamente sua conta Live Hotmail a partir do Outlook. http://get.live.com/betas/maildesktop_betas

Este artigo faz parte da série sobre os serviços Windows Live. Leia também a respeito do Windows Live Gallery e sobre o Windows Live Maps .


Nenhum comentário: