quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Microsoft Wireless Optical Desktop 1000

Bom pessoal, hoje eu estou aqui para falar sobre o Microsoft Wireless Optical Desktop 1000. O kit de teclado e mouse sem fio da Microsoft.

Uma das coisas que eu tinha me prometido já há algum tempo, era começar a eliminar com a bagunça no meu local de trabalho! Tenho feito algumas opções em produtos que me economizem espaço, além de melhorar a qualidade, devido a isto, troquei minha impressora, fax e scanner por uma multifuncional, troquei meu monitor CRT por um LCD, e claro, comecei a me livrar dos FIOS E CABOS... esta praga da informática moderna que nos obriga a ficar cheio de penduricalhos no micro...

Daí, estarei substituindo minha conexão internet por um roteador sem fio, e claro, outra coisas que me atrapalhava muito era o teclado e mouse. Resolvi trocar meu velho teclado, por um novo sem fio. Minha opção foi por um Microsoft Wireless Optical Desktop 1000.

Na hora de comprar ATENÇÃO: existem algumas lojas que vendem o conjunto importado que não possui o teclado em ABNT. Para quem escreve muito, é muito melhor usar o teclado com as teclas padrão em português como o Ç, etc. Então... OLHO VIVO! Para ver onde comprar, basta dar um pulo na pesquisa de preços do site BOADICA, que será facilmente encontrado!

Bom, recebido à caixa contendo o material, abri para ver o conteúdo e como não podia deixar de ser, tudo bem acomodado e contendo todo o necessário (veio inclusive com manual em português e pilhas):

Os componentes possuem um acabamento muito bom, e resolvi colocar logo o equipamento para funcionar!

Importante notar: para instalar um teclado wireless, você precisará de... um teclado normal! Isso mesmo, não tem como instalar os drivers para o reconhecimento do dispositivo wireless se você não tiver o teclado normal!

Daí, primeiro é necessário iniciar o sistema com o teclado normal, e instalar o software (CD) que vem junto com o teclado para efetuar a instalação dos drivers.

Para instalar o hardware, basta conectar o dispositivo "base" numa saída USB do seu micro, e posicionar o receptor base em algum local próximo, no teclado e mouse, basta instalar as pilhas (2 em cada), nos locais apropriados acessados por baixo deles.

A instalação do software é bem simples e direta, perguntando só o modelo do seu equipamento (ele até indica que é para você ver o modelo correto embaixo do teclado/mouse).

Logo após a instalação, serão colocados 2 ícones no seu desktop, que servirão para acesso rápido às funções e configurações do teclado e mouse:

Após a instalação do software, basta desligar o micro, retirar o teclado normal, e passar a utilizar normalmente o teclado e o mouse sem fio!

Algumas observações interessantes:

PILHA:
O conjunto já vem com 4 pilhas palito (AAA), 2 para o teclado e 2 para o mouse. Apesar de ainda não ter dado tempo para confirmar a duração das pilhas, tenho lido na internet que elas duram cerca de 6 meses! Além disto, como no mouse também são colocadas 2 pilhas, este "peso extra", para meu uso achei ÓTIMO, pois não gosto daqueles mouses levezinhos que praticamente se movimento sozinhos.

DISTÂNCIA DE USO:
No manual e na própria Microsoft, não há especificação da distância máxima que os componentes podem ficar da base. Tenho utilizado há uma distância de uns 40 cm, porém fiz um teste ficando em outro quarto, com uma distância de uns 3 metros, e funcionou perfeitamente, não havendo obstáculos (paredes) na frente. Isto pode ser interessante para aqueles que usam o micro na estante do quarto e desejam acessar/usar o micro estando deitado na cama, ou coisa parecida.

TECLADO:
Como avisado no início do artigo, existe disponível o teclado já no padrão ABNT (com 107 teclas, contendo o ç e as de acentuação usadas no Brasil).
Além disto, o teclado possui também no topo, várias teclas de atalho/acesso a aplicações específicas, além das interessantes teclas de acesso multimídia que permitem aumentar/baixar o som, mudar de faixa, mute, etc, você encontra também tecla para chamar seu programa de e-mail, seu navegador, o messenger, calculadora, etc. As teclas são todas configuradas pelo aplicativo mostrado no início do artigo:

Segundo informado na caixa, manual, etc., o teclado é resistente ao derramamento de líquidos (isto é muito interessante para a turma que vira noite trabalhando e vez por outra começa a "tropeçar" com os braços o que tem na mesa!

MOUSE:
Com relação ao mouse, como já disse antes, para meu uso pessoal achei ótimo o "peso extra" devido às pilhas, achei que ele um pouco mais pesado ficou muito mais confortável.
A "roda de scroll", dá uma sensação esquisita parecendo que possui algo mecânico sendo usado, mas pelo que andei lendo é "de propósito" para identificar que está sendo movida (como a opção de colocar o "clic-clic" no uso do teclado).

Mas... sempre há algum "porém"...

Algumas considerações que vale à pena estar atentos:

- Falta de led indicativo de ativação do "caps lock":
Ao apertar a tecla de "caps lock", aparece um pequeno pop-up na tela, informando da ativação/desativação do "caps lock". Para quem faz muita digitação, isto não é muito prático.

- Uso do conjunto em jogos:
Apesar de ter lido na internet que muitos jogam com este conjunto sem problemas, notei que em jogos que necessitam grande movimentação, troca de teclas, etc (jogos online de FPS), o conjunto não responde tão rápido quanto um teclado normal (pelo menos não como o meu antigão que tinha uma resposta muito boa), além de ter tido algum problema com "repetição de teclas" (tecla pressionada continuamente).

- Perda de conexão wireless:
No início você pode ter algum problema com relação à perda/falha de conexão, no próprio manual informa que é para clicar no botão de conexão encontrado na base do teclado/mouse, que ele automaticamente ajustará a conexão. Tive problemas só no primeiro dia, depois nunca mais.

CONCLUSÃO:

Realmente é um conjunto de mouse/teclado sem fio com qualidade excelente, de fácil instalação, fácil utilização, bastante funções extras úteis, não possui preço exorbitante(Levando em consideração que possui garantia total de 3 anos), e com certeza atenderá às expectativas da grande maioria dos usuários!

Um comentário:

Anônimo disse...

Posso atestar que este conjunto eh mesmo muuuuuito bom. Um AMIGO (mto legal ele) me indicou, comprei e estou adorando.......valeu pela dica!!!!!