domingo, 2 de setembro de 2007

Como Executar uma Inicialização Limpa no Windows XP

Introdução
Para ajudar a solucionar mensagens de erros ou outros problemas cuja causa não pode ser determinada, desative os programas de inicialização comuns, configurações e drivers para eliminar possíveis conflitos de software ao iniciar o Microsoft Windows XP.

Esse procedimento é conhecido como "inicialização limpa". Este artigo descreve como executar uma inicialização limpa, como iniciar o serviço do Windows Installer e como restaurar o sistema a partir de um estado de inicialização limpo.

Observação: Depois de seguir as instruções para uma inicialização limpa, você deve perder algumas funcionalidades. Se restaurar as configurações, a funcionalidade será restaurada, mas você deve receber a mensagem de erro original ou passar por um comportamento problemático.

Como Executar uma Inicialização Limpa no Windows XP

Observação: Você precisa ter feito logon como um administrador ou como membro do grupo Administradores para seguir estas etapas. Se o computador estiver conectado a uma rede, as configurações da diretiva de rede também poderão impedir a conclusão dessas etapas.

1. Clique em Iniciar, em Executar, digite msconfig e clique em OK.

2. Na guia Geral, clique em Inicialização seletiva e desmarque as caixas de seleção Processar o arquivo System.ini, Processar o arquivo Win.ini e Carregar itens de inicialização. Você não pode desmarcar a caixa de seleção Usar BOOT.INI original.

3. Na guia Serviços, marque a caixa de seleção Ocultar todos os serviços Microsoft e clique em Desativar tudo.

4. Clique em OK e em Reiniciar para reiniciar o computador.

5. Depois que o Windows for reiniciado, veja se os sintomas ainda ocorrem.

Observação: Observe atentamente a guia Geral para se certificar de que as caixas de seleção que você desmarcou ainda estão desativadas. Continue até a etapa 6 se nenhuma das caixas de seleção estiver selecionada. Se Carregar serviços do sistema for a única caixa de seleção desativada, o seu computador não usou uma inicialização limpa. Se houver outras caixas de seleção desativadas e o problema não tiver sido resolvido, talvez você precise da ajuda do fabricante do programa que colocou uma marca de seleção em Msconfig.

Se nenhuma das caixas de seleção estiver selecionada e o problema não tiver sido resolvido, talvez você precise repetir da etapa 1 à 5, além de também precisar desmarcar a caixa de seleção Carregar serviços do sistema na guia Geral. Isso desativa temporariamente os serviços Microsoft (por exemplo, Rede, Plug and Play, Registro de eventos e Relatório de erros) e exclui permanentemente todos os pontos de restauração do utilitário Restauração do sistema.

Não faça isso se quiser manter os seus pontos de restauração para a Restauração do sistema, ou se precisar usar um serviço Microsoft para testar o problema.

6. Clique em Iniciar, em Executar, digite msconfig na caixa e clique em OK.

7. Na guia Geral, marque a caixa de seleção Processar o arquivo System.ini, clique em OK e em Reiniciar para reiniciar o computador. Se o problema persistir, o problema está em uma entrada do seu arquivo System.ini. Se o problema não ocorrer mais, repita essa etapa para as caixas de seleção Processar o arquivo Win.ini, Carregar itens de inicialização e Carregar serviços do sistema até o problema voltar a aparecer. Depois do problema acontecer, o último item selecionado é o item onde ocorre o problema.

Observação: A Microsoft recomenda que você não utilize o Utilitário de configuração de sistema para modificar o arquivo Boot.ini no seu computador sem a orientação de um engenheiro de suporte da Microsoft. Fazer isso pode deixar o seu computador inacessível.

Como iniciar o serviço do Windows Installer

Observação: O serviço do Windows Installer não é iniciado se você desativar Carregar serviços do sistema. Para usar o Windows Installer nesse caso, você deve iniciar o serviço manualmente:

1. Clique em Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Meu computador e clique em Gerenciar.

2. No painel da esquerda, clique em Serviços e aplicativos e clique em Serviços.

3. No painel à direita, clique com o botão direito do mouse em Windows Installer e clique em Iniciar.

Se executar um Programa de Instalação sem iniciar o Windows Installer, pode aparecer a seguinte mensagem de erro:

Não foi possível acessar o serviço Windows Installer. Entre em contato com a equipe de suporte para verificar se o serviço do Wndows Installer está registrado adequadamente.

Como retornar de um estado de inicialização limpa

1. Clique em Iniciar, em Executar, digite msconfig e clique em OK.

2. Na guia Geral, clique em Inicialização normal - carregar todos os drivers de dispositivo e serviços.

3. Click OK e clique em Reiniciar quando for solicitado a reiniciar o computador.

Nenhum comentário: