domingo, 9 de setembro de 2007

ECONOMIZANDO ENERGIA NO SEU PC

O Sistema Operacional Windows possue um recurso para economizar energia, que a partir da versão para o WIndows 98, é instalado como padrão.

Este recurso permite que o windows controle o desligamento do Monitor e dos discos rígidos, após um determinado tempo de inatividade (não ter sido digitado nada no teclado ou o mouse ter sido movimentado). Este recurso incialmente destinava-se aos computadores portáteis (notebooks e Laptops), para economia da bateria, mas pode agora ser aplicado a todos os computadores.

Como usar?

Abra o Painel de Controle e procure pelo Ícone do Gerenciamento de Energia, mostrado abaixo:

Após dar um duplo clique no ícone a seguinte janela de diálogo aparecerá:

Configurando

No ítem Esquema de Energia existem 3 opções, e cada uma delas oferecendo uma faixa de tempo diferente para o esquema:

  • Em Casa/no Escritório

  • Portátil/Laptop e

  • Sempre Ligado

O que é um Esquema de energia ?

É um conjunto de configurações que administra a utilização da energia pelo computador.

Você pode também ajustar as configurações individuais de um esquema de energia. Por exemplo, dependendo do seu hardware, você tem a possibilidade de:

  • Desativar automaticamente o monitor e as unidades de disco rígido para economizar energia.
  • Colocar o computador em estado de espera quando ele estiver ocioso. Enquanto o computador estiver em estado de espera, o monitor e os discos rígidos serão desativados, reduzindo o consumo de energia. Quando você desejar utilizar o computador novamente, ele sairá rapidamente do estado de espera, e a sua área de trabalho será restaurada ao estado exato em que você a deixou. O estado de espera é particularmente útil para preservar a energia da bateria em computadores portáteis.

Em geral, o monitor ou o disco rígido é desligado por um curto período, para economizar energia. Se você pretende se afastar do computador por um período curto, coloque o computador em estado de espera; isso deixa todo o sistema em um estado de baixo consumo de energia.

Para usar o gerenciamento de energia, você deve ter um computador configurado pelo fabricante que aceite estes recursos. Para obter mais informações, consulte a documentação do computador.

Recomendação

Recomendo que você deixe com a opção Sempre Ligado, pois estará realmente economizando. Depois disso, observe que o ítem "Configurações para o esquema de Energia sempre Ligado", exibirá em "Sistema de Espera" a plavra Nunca. Neste local escolha o período de inatividade que deverá transcorrer antes de seu computador entrar em "Estado de Espera". Escolha o que lhe for mais conveniente, entre Nunca, minutos e horas.

Após isso escolha o período de tempo que deseja que sejam desligados seu monitor e os discos rígidos, após o computador entrar em modo de Espera.


Um comentário:

Anônimo disse...

Meu kerido amigo, CDC!...adorei o blog...ficou mesmo parecendo um fessô...rsrsrs...

Bjs e continue fazendo sua boa ação, quem sabe assim, vc não se redime de seus pecados e vai pro céu?...heheheheheheh

TE AMO-TE!...