terça-feira, 21 de agosto de 2007

Permissões e Compartilhamentos em NTFS Parte 3

Atribuindo permissões


Clique em OK e retorne. Delete o grupo Usuários (que por padrão é atribuído a qualquer novo usuário criado).

Adicione o grupo empregados (atribuir permissões a um grupo é mais rápido e eficiente) ao invés de atribuir aos usuários cafuncio e pafuncio. Atribua as permissões Ler & Executar, Listar Conteúdo da pasta e Leitura


Adicione o usuário João e atribua permissão de Controle Total : observe que todas as caixas de seleção abaixo são selecionadas ..


Clique em OK e feche as janelas abertas.

Teste local (no próprio PC)

Faça logoff de Administrador (ou de um usuário que tenha permissões de administrador) e faça logon como pafuncio ou cafuncio, que têm as mesmas permissões. Abra o Windows Explorer e localize a pasta para a qual você definiu permissões.

Tente acessar a pasta : você conseguirá listar o conteúdo da pasta e subpastas e ler os arquivos (as permissões foram aplicadas a esta pasta, subpastas e arquivos). Tente gravar algum arquivo : Acesso negado ! Os usuários cafuncio e pafuncio pertencem ao grupo empregados, que não tem permissões suficientes para gravar.


Faça logon como João e repita os passos acima. O usuário João tem permissão Controle Total, que permite que grave arquivos na pasta objeto. Esses procedimentos acima podem ser usados em arquivos, pastas e impressoras. As permissões definidas acima são válidas sobre pastas compartilhadas na rede também.

Compartilhando pasta ou unidade na rede


Abra o Windows Explorer e localize a pasta que você deseja compartilhar. Clique com o botão direito e em Compartilhamento e segurança... Marque a caixa de seleção Compartilhar esta pasta na rede se ela estiver disponível (se ela não estiver disponível, este computador não está em uma rede.

Clique no link Assistente para configuração de rede e siga as instruções para ativar o compartilhamento de arquivos).
Você pode definir o número máximo de usuários acessando o compartilhamento ao mesmo tempo: clique em Permitir este número de usuários.

O WinXP Home possui uma limitação de cinco conexões simultâneas a recursos compartilhados, e o WinXP Pro de dez conexões ao mesmo tempo.



As pastas compartilhadas são representadas por uma mão segurando-as ...

Ocultar recurso compartilhado

No nome do compartilhamento, digite $ no último caractere (exemplo : TM$, onde TM é o nome da pasta). Os recursos compartilhados não podem ser acessados pelo Windows Explorer.


Acessando compartilhamento ocultos


No menu Iniciar, clique em Executar e digite o comando UNC (Convenção universal de nomenclatura). A sintaxe é a seguinte:

\\NOME_DO_COMPUTADOR\NOME_DO_COMPARTILHAMENTO\PASTA\NOME_DO_ARQUIVO

onde NOME_DO_COMPARTILHAMENTO, PASTA e NOME_DO_ARQUIVO são opcionais.


Pastas do sistema

As pastas Windows, Arquivos de Programas e Documents and Settings, além das pastas de outros usuários, não podem ser compartilhadas.

Aplicando permissões

Clique em Permissões.
Se você for membro de um grupo de trabalho e deseja visualizar a guia Permissões, abra o Painel de Controle e clique em Opções de pasta. Na guia Modo de exibição > Configurações Avançadas, desmarque Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável).

Aplique as permissões conforme os passos acima (Permissões NTFS > Atribuindo permissões) numa outra pasta.
Se você for membro de um grupo de trabalho, você precisa criar as contas de uuários nas estações também. (crie o grupo empregados e o usuário João no outro PC também).

Testando na rede
Somente usuários autorizados poderão efetuar as operações permitidas.

Testando no próprio PC

Todos os usuários podem acessar o recurso compartilhados (as permissões de compartilhamento não são válidas localmente).

Espero que tenham gostado! Abraços a todos;
Rafael Sanque


Nenhum comentário: